Sexta, dia 09 de dezembro tem Sarau Samambaia Poética com o Lançamento do livro #Poucas Palavras com a presença de @Renan_inquerito!
Ainda apresentações de Rodrigo Misquita, DJ Liso, Arsenal Do Gueto, Djalma Faustino e Markão Aborígine.
Local: Instituto Brasil Vivo, 316 Sul, Samambaia, às 19hs.
Local: Instituto Brasil Vivo, 316 Sul, Samambaia, às 19hs.
Pergunta:
Ao mesmo tempo em que somos um país onde pouco se lê, assistimos o crescimento de um movimento literário vindo das periferias que a cada dia se afirma cada vez mais. Como você ver isso e qual a importância desse movimento literário para periferia?
Renan:
O grande geógrafo brasileiro Milton Santos acreditava que existiria um “Período Popular da História” quando os “de baixo“ tomariam a cena, eu acredito muito que o hip-hop e a literatura marginal tem feito esse papel, mostrado a cara e a voz daqueles que antes eram citados apenas como coadjuvantes da história, e hoje escrevem e cantam sua própria história, sem atravessadores.
Deixa uma mensagem final citando a importância da literatura na transformação do ser e do mundo.
A literatura não mudará o mundo, mas ela pode mudar as pessoas, e essas pessoas poderão mudar o mundo, Paulo Freire disse isso uma vez, e a chamada literatura marginal tem feito isso, transformação interna gerando MUDANÇA externa e contaminando de vida todo o redor. VIDA LONGA A LITERATURA MARGINAL, “Se a história é nossa deixa que nóis escreve”!
Entrevista completa: http://www. polifoniaperiferica.com.br/ 2011/12/rena-inquerito-fala- sobre-literatura-marginal-e- poucas-palavras-ao-polifonia- periferica-com-belas-palavras/
Nenhum comentário:
Postar um comentário